Costelinha Bar III

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Título
Planejamento Estratégico com foco em ação de vendas

Delimitação de Tema
Usou-se como base a ação de vendas, a escolha do “cliente” um bar nas proximidades do campus da Faculdade Carlos Drummond de Andrade, com aplicação de conteúdo usado em sala de aula, pesquisas aplicadas em campo e através da internet, pesquisas e estudos em livros, sites e vídeos, uso da ética, bom senso, estudo do mercado geral do segmento de nosso cliente, assim como o aprendizado determinante obtido com a troca de experiência entre o grupo e o cliente.

OBSTÁCULOS AO DECORRER DO DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO

Apesar do pouco tempo que se teve para desenvolver um trabalho, aplicando pesquisa de mercado, práticas e teorias aprendidas e desenvolvidas, utilizamos de nosso cronograma com responsabilidade e determinação com foco nos resultados que buscamos através de uma consultoria criada, a fim de atender o desafio encontrado e percebido entre cliente e a consultoria.
 Resumo
Essa pesquisa sobre vendas ao consumidor teve como base o estudo do bar Costelinha cervejaria 3, que fundamentou os questionamentos sobre o porque uma cervejaria  é aceito no mercado e o outro com a mesma qualidade de serviço não é aceito. Quais as lógicas que regem esse mercado?
Afinal o que o consumidor hoje procura?
A metodologia da pesquisa foi de grande importancia, onde prioriza entrevistas semi-estruturadas com clientes e proprietários, trazendo uma visão que fundamentou esses conceitos  teóricos:
Palavras Chaves: Ação de vendas, Pesquisa de Mercado, consumidor satisfeito.

Introdução
Há tempos atrás, o uso do marketing era apenas aplicado a grandes empresas. Com o crescimento do mercado e o conhecimento dos profissionais de marketing. Atualmente ele é usado em grande parte das empresa de grande, médio e pequeno porte, em  diversos segmentos.
Com a especialização dos profissionais do marketing, foi possível perceber melhores estratégias de mercado, elaborando  planos de ação de vendas, levantar hipóteses para uma possível queda de vendas e inúmeras outras situações diagnosticadas dentro de uma ação.
Nesse projeto pode-se compreender melhor a necessidade de utilização do marketing, quão importante ele é para uma organização, independente do seu segmento, com a aplicação dos conceitos certos, é possível solucionar problemas empresariais, além de aprimorar ações de comunicação para incremento de vendas e fidelização de clientes.
Com os conceitos do marketing pode-se ampliar também a visão administrativa das empresas, colaboradores e fornecedores, dando real importância á todos, otimizando serviços e melhorando o desempenho dentro das organizações.
È possível perceber os desafios encontrados no mercado externo e no ambiente interno com base e conhecimento adquiridos através de briefing e  pesquisa, aplicam-se estratégias com foco nos resultados.
Para trabalhar na área de marketing é impressindível ter uma visão empreendedora, periférica, holística e, principalmente, esteja por dentro das  tendências do mercado.
O desenvolvimentos dos projetos, pode contar com o embasamento de materiais aplicados pelo professores durante todos o semetre, tais como, levantamento de hipóteses, analise Swot, Matriz BCG, Brienfing.
Para dar andamento aos conceitos aplicados, criamos uma empresa de consultoria em marketing (fictícia) batizada de Phoenix Consultoria.
Analise do Cliente
Informações do cliente
Nome:Costelinha Cervejaria 3
Razão social: Costelinha Choperia III LTDA
CNPJ: 68280700/0001.10
I.E : 113537453110
Endereço: Rua Antônio de Barros, 1797 - Tatuapé - São Paulo / SP
Horário: seg. a qui., 18h às 2h; sex. á dom., 16h às 4h
Logo do cliente recriado pelos membros do grupo- Logo atual

1       BRIEFING:

Visita ao Costelinha Cervejaria 3

Em um clima descontraído, que mais parecia um papo entre amigos, realizamos a reunião com o proprietário do Costelinha Cervejaria 3, o senhor Paulo Steola. Esse deixou a Phoenix muito à vontade dando liberdade para circular no estabelecimento e também realizar diversas perguntas e levantar informações relevantes ao projeto.

Abaixo questões relevantes na realização da entrevista:

Como começou?

Paulo Steola trabalhou por muitos anos como gerente nacional na Leco, empresa que vendia derivados de leite, quando a empresa se fundiu com a Vigor, do mesmo ramo, Paulo se tornou diretor da mesma. Após algum tempo, Paulo decidiu sair e trabalhar por conta própria, comprando e vendendo ações, porém, algum tempo depois de iniciar as atividades, houve a entrada do plano Collor e dessa forma perdeu muito dinheiro, ficando praticamente sem nada.

Nessa mesma época o atual Presidente da República dizia: “quem não tem competência monta um bar...”, e foi dessa frase que ele tirou a ideia de iniciar o Costelinha Cervejaria 3.

Paulo Steola sempre morou no Tatuapé. Como já conhecia o bairro e sem condições financeiras de investir, em 1992 alugou uma casa na Rua Antonio de Barros e começou a reformá-la mesmo sem condições financeiras. Utilizou cheques pré e o pedreiro que o ajudou, topou receber pelo serviço após o início das atividades do bar.

No dia 26 de julho de 1992 houve a inauguração. Era o próprio Paulo quem preparava as porções e servia às mesas com a ajuda do cozinheiro e um garçom. Para chegar ao ponto certo dos temperos saia porta-porta pela vizinhança para saber opiniões. Com isso, ele foi encontrando o ponto certo das porções e fazendo assim, a melhoria da qualidade dos produtos que iriam ser servidos no Costelinha Cervejaria 3. No começo das atividades, a empresa Coca-cola forneceu mesas, cadeiras e geladeiras, porém, de péssima qualidade as quais estavam enferrujadas, mas, sem outra opção, optou por utilizar desses materiais.

Com o passar do tempo, ele foi fazendo melhorias na cervejaria com materiais novos e com mais funcionários pôde se concentrar nas promoções de marketing, até porque era sua área de atuação, inclusive de formação acadêmica. Uma das promoções mais famosa e com mais tradição foi criada em 24 de dezembro de 1992: a venda de cerveja a R$ 0,01 (um centavo de reais). Essa promoção existe há 17 anos. Na década de 90 podiam ver muitas faixas e cartazes espalhados pelo bairro do Tatuapé e também bairros vizinhos como Vila Carrão, por exemplo.

Como Funciona? Horários de funcionamento? Formas de pagamento?

Funciona de segunda a sexta das 18h até o último cliente e de sábado e domingo das 14h até o ultimo cliente.

As formas de pagamento são dinheiro e débito automático.

Como atrair os clientes para o bar atualmente?

Atende clientes de forma exemplar dando atenção exclusiva mesa a mesa, além dos preços competitivos. Com isso, os clientes que ali vão, fazem o marketing “boca a boca” (marketing direto), ou seja, espalhando a outras pessoas fazendo, assim, a divulgação do bar.


Como fideliza os clientes que já freqüentam?

A fidelização do cliente ocorre de forma natural, e, aos poucos, tornan-se clientes fieis, pois Paulo Steola afirma que os clientes não encontram em nenhum lugar, o que tem no Costelinha Cervejaria 3. Como exemplo, de acordo com os clientes, dizem que o atendimento do dono de mesa em mesa agradecendo a presença, além do tamanho das porções serem generosas em comparação a outros lugares, prezam a qualidade dos produtos oferecidos e os preços acessíveis.

O que é?

O Costelinha Cervejaria 3 é um bar noturno onde as pessoas podem se encontrar para se divertir entre amigos ou em família. É um ponto conhecido dos antigos moradores do bairro, famoso por disponibilizar um telão nos dias de jogos, normalmente ocorridos nas tardes de domingo.

Presta serviços na área de alimentação e bebidas proporcionando descontração, alegria e bem estar.

O que vende?

Cervejas de diversas marcas , petiscos dos mais variados, sendo que o prato principal é a costela de porco picada para porção, cuja mesma pesa mais de 1kg.

O Costelinha ganha a satisfação do cliente quando esse adquire os produtos vendidos no estabelecimento.

O que tem de diferente dos demais bares do bairro? O que atrai os clientes? Diferenciais.

Atendimento pelo dono do bar, atenção diferenciada ao cliente, o qual afirma que fideliza muitos clientes dessa forma. O ambiente também é diferente dos demais, sendo que o local é um rancho, algo muito diferente do que observa-se em outros locais.

O que poderia ser melhor?

A Phoenix destaca as informações obtidas por Paulo Steola,  dentro do que foi observado em visita:

Cardápio infantil: poderiam ser incluídas opções para crianças e adolescentes, pois o público alvo do Costelinha Cervejaria é família, incluindo crianças e adolescentes, colocando à disposição, sorvetes e sobremesas, por exemplo.

Opções de lanches e refeições: atualmente o Costelinha, não serve refeições nos horários de almoço e jantar, sendo que o local dispõe de espaço apropriado e grande com muitas mesas e cadeiras, além de uma cozinha bem planejada  devido a estrutura, equipamentos e higiene. Pode oferecer lanches nos horários de pico, por exemplo, após às 22 horas.

Estacionamento: O horário de almoço não é explorado devido a dificuldade de encontrar lugar para estacionar o veiculo, além de que, muitas pessoas não se sentem seguras em deixar o veiculo estacionado na rua preferindo pagar até R$15,00 de estacionamento.

Segurança: O local não dispõe de segurança particular, deixando os clientes inseguros com o risco de sofrerem assaltos, dificultando a dispersão de tumultos, caso aconteça algum.

O que faria no bar se fosse disponibilizado para investir 100 mil reais. O valor é suficiente para algum projeto? (valor estipulado para orçamentos dentro de melhorias que podem ser feitas no estabelecimento)

“...Não ter o dinheiro para investir não é problema, pois a empresa tem crédito com instituições financeiras, pois tem mais de 17 anos de tradição e nunca teve problema com nenhuma empresa fornecedora de produtos nem com bancos. O problema em si é saber o que faremos de projeto e o que poderá dar certo caso fosse estipulado a necessidade de investimento...” disse Paulo.

Por que o Tatuapé?

Paulo Steola, sempre morou na região do Tatuapé e o ponto foi escolhido no bairro por não possuir condições financeiras, tanto que a casa que foi alugada para a construção do bar estava em péssimas condições sendo ainda mais difícil iniciar as atividades.

Onde estará daqui a 5 anos?

Estaremos aqui atendendo cada vez melhor os clientes que freqüentam o bar e oferecendo cada vez mais qualidade.”, diz o dono.

Quem são os clientes?

Os clientes que freqüentam O Costelinha Cervejaria, são em sua maioria, moradores do bairro do Tatuapé e bairros vizinhos como Vila Carrão e Vila Formosa. Normalmente são famílias que gostam de sair à noite com os filhos, além de jovens acima de 20 anos que se encontram com os amigos para se divertir e conversar sem constrangimentos para os demais clientes. Perfil social B e C.

Pessoas entre 10 e 60 anos sendo que entre 10 e 18 anos são jovens acompanhados de seus pais que saem em família para se divertir aos fins de semana à noite.

Quem são os fornecedores?

Uma parte dos produtos comercializados pelo Costelinha, são produzido pelo prórpio bar e outra nas maiores empresas do Brasil como Ambev, Sadia, Coca-cola, Bar Petrópolis, entre outros.

2   Quem negocia com os fornecedores?

O proprietário negocia diretamente com os fornecedores, garantindo negociações mais rentáveis para empresa.

Observações:

- Preza muito pela qualidade e organização;

- Limpeza (Higiene);

- Logística de armazenamento;

Frase citada para comparação da sua porção de lingüiça com a de outros bares:

SIMPLES, GOSTOSO E AO ALCANCE DO BOLSO”

350gr de lingüiça em outro bar: R$ 24,00

1 kg de Lingüiça no Costelinha: R$ 28,00

* Valores apresentados em: 03/09/2010

Ideias que não deram certo:

Ambulância: disponibilizava uma ambulância para os clientes e vizinhos que necessitavam da mesma. Tinha um telefone para que as pessoas necessitadas entrassem em contato com o bar para obter o serviço gratuito. O serviço foi vetado pela vigilância, pois era tido como “veículo para o transporte de clientes alcoolizados.”

Salão de festas: tem um espaço generoso para realização de eventos, porém essa prática lhe trouxe um prejuízo muito grande com multas devido ao barulho (lei do Psiu), e o custo de blindagem de som é muito alto em relação à demanda do serviço.

Projetos a curto e médio prazo:

ü    Banheiro para deficientes;

ü    Cardápio diferenciado com leitura em braile;

ü     Área exclusiva para fumantes.

ü    Informações complementares

ü    Número de funcionários: 11

ü    Local alugado: R$ 6000,00 por mês;

ü    Possui uma ONG que ajuda 15 crianças com deficiencia.

ü    Nunca investiu em divulgação com revistas e propagandas;

ü    Acredita profundamente no marketing boca a boca

ü    A ideia do número 3 no nome do bar, foi a intenção que o bar possui outras 2 filiais, e com isso o Sr. Paulo Steola brinca dizendo que possui um bar em Tóquio e outro em Miami.

- O Sr. Paulo Steola, proprietário do Costelinha Cervejaria, sente-se incomodado com a falta de bares nas redondezas, e afirma que a presença de concorrentes diretos, traria novos clientes para o bar, além de aumentar a circulação de pessoas na região nos horários de funcionamento.

Nos próximos capítulos veremos como a teoria geral da administração auxiliou da amplitude da visão e na identificação de profissionais e gerenciamento do cliente, como podemos aplicar os 5 s da administração e quais os efeitos observados. Depois passaremos a identificar em “tipos de negócios” em qual segmento o cliente se encaixa, para que possamos trabalhar mais adequadamente com foco nos resultados, avaliaremos os tipos de gestão aplicada, assim como a gestão estratégica de mercado.

Faremos levantamento de hipóteses baseado em informações do comportamento do consumidor.

A metodologia usada será à aplicação de entrevista com cliente, avaliaremos o comportamento da empresa dentro do mercado aplicando a matriz BCG, Analise Swot, e os P’S,C’S e 4C’s do marketing, em seguida aplicaremos pesquisa de mercado em campo de forma quantitativa.

Com base nas hipóteses, criaremos ações de vendas estratégicas, focada na necessidade detectada do cliente



Mote: Sua semana fica melhor aqui no Costelinha
Objetivo: Fidelizar clientes todos os dias da semana
Tempo de duração: 3 meses
Ação:
Segunda-feira: Nas contas acima de R$ 50,00 vale 2 cervejas Brahma 600ml, por conta da casa.
Terça-feira: A cada porção consumida, vale 1 cerveja Brahma de 600ml.
Quarta-feira: Dia de jogo, o Costelinha oferecerá 1 cupom a cada R$ 50,00 consumidos no bar, com esse cupom o cliente poderá participar de sorteios de camisetas exclusivas dos times que torce. O sorteio ocorre 1 vez por mês na ultima quarta-feira de cada mês.
Quinta-feira: Double de caipirinha de Pinga e de Vodca.
Sexta-feira: Toda sexta-feira, um sino tocara em diversos horários, quando isso ocorrer, a porção cai a metade do preço. Porção 50 % off.









Jogo americano com as promoções nos determinados dias da semana



Mote: Sábado é: feijoada + samba de mesa
Objetivo: Oferecer a opção de almoço no sábado com musica ao vivo trazendo um publico mais jovem.
Duração: 3 Meses
Ação: Todo sábado a partir das 11:00 tem samba de mesa com feijoada a vontade por R$ 25,00
Peça publicitária:



Banner
Planejamento anual 2011 de Promoções Costelinha Cervejaria 3
Mote: Férias + costelinha = Diversão
Objetivo: Ter cadastros telefônicos de aparelhos celulares dos clientes freqüentadores, para disparar torpedos promocionais e atualizações do Costelinha Cervejaria 3.
Duração: Mês de janeiro
Ação: Durante o mês de Janeiro, o Costelinha sorteia ingressos para toda família se divertir no mês das férias. Não é um par de ingressos, é ingresso pra família inteira!
São ingressos para os principais cinemas da cidade, parques de diversão (Hopi Hari, Playcenter, West Wild, parque da Xuxa, etc.)
Como participar: A cada R$ 50,00 em compras, o consumidor ganha um código de acesso para a promoção, envia o código por SMS para o numero XXXX. Serão feito dois sorteios por semana (quartas e sábados) e esse participa deles com um único código.
Quanto mais códigos tiver, mais chances de ganhar.
Peça Publicitária: Móbile para o interior do bar e Folder de mesa com o regulamento da promoção e numero da mesa.




Arte criada pelos membros da Phoenix para Mote 1. Férias + Costleinha= Diversão



Folder de mesa para divulgação da promoção


Mote: Porco Bom bar
Objetivo: Criar momentos de prazer, associados ao Costelinha presenteando os clientes para o incentivo da participação, criando uma visão diferenciado do bar ao consumidor, visando a fidelização, fazer um baile de carnaval no estabelecimento trazendo assim consumidores na data comemorativa.
Duração: Mês de Fevereiro/Março
Ação: No mês do carnaval, o Costelinha vai presentear a fantasia mais criativa, com um Netbook, um aparelho celular e um MP4.
O Consumidor devera se apresentar com sua fantasia mais criativa, no dia 05 de março de 2011 (sábado antecedente de carnaval)
A melhor fantasia leva um Netbook, o segundo leva um celular, e o terceiro ganha um MP4.
Todo Cliente que vier fantasiado e não ganhar o concurso leva uma rodada de cerveja só pelo espírito de porco.
Jurado: Sr. Paulo Steola
Peça publicitária: flyers distribuídos na semana antecessora em vias publicas, padarias da região, salões de beleza, academias. Banner alocado na frente do estabelecimento e divulgação no site.

Mote: Porquinho da Páscoa que trazes pra mim?
Objetivo: proporcionar momentos de prazer à família e levar clientes ao bar numa data em que normalmente se é comemorado em casa ou casa de parentes e amigos.
Duração: Mês Abril
Ação: No mês de abril o Costelinha Bar 3, vai espalhar vários ovinhos de páscoa pelo bar. No dia 21, 22, 23 de abril estará aberto à caça aos ovos premiados.
Ao tocar o sino, somente as crianças até 12 anos começaram a procurar os ovos em determinados locais estabelecidos. Achando o ovo premiado, o consumidor pode ganhar:
Desconto de 50% na sua conta
Uma cesta com chocolates
Uma porção gratuita de costelinha
Prêmios de R$ 100,00, R$ 50,00 e R$ 25,00
Um porquinho de pelúcia
Vale uma porção de fritas ou lingüiça
Vale 2 Cervejas Brahma

Ao final as crianças que não ganharem nenhuma premiação, levarão chocolates e / ou mini-ovos como premio de consolo e participação.
Peça publicitária: Divulgação no site, Banner alocado no exterior no estabelecimento, decoração remetente a data no interior do estabelecimento com o regulamento

Mote: Mãe bonita, mulher feliz.
Objetivo: Aumentar o número de clientes na data do dias das mães e proporcioná-los presentes com a lembrança de prazer, a fim de trazer mais clientes ou novos para o bar, novas parcerias visando o aumento de fluxo de rotatividade de clientes.
Duração: mês de Maio
No mês das mães, o Costelinha oferece para as mamães um dia de beleza.
Ou seja, pode comer a vontade, comemorar com a família sem se preocupar.
Como funciona: No dia das mães dia 08 de maio de 2011, o cliente levara sua mãe para almoçar no Costelinha, e fará declaração que a mãe merece, o vencedor levará sua mãe a um dia de beleza a um SPA.
E para quem ainda não é mamãe, também pode participar levando os amigos ou namorado recebendo uma declaração, afinal as futuras mamães merecem ficarem lindas também.
Todas as mulheres presentes ganharão rosas em comemoração às mães e as futuras mamães.
Jurado: Sr. Paulo Steola
Peça publicitária: divulgação externa com a parceria com a clínica de estética Isis Beauty Center localizada na Rua Antonio de Barros, 10, com folders, flyers e divulgação no site, email marketing, envio de SMS aos cadastrados.

Mote: Paródia da Costela
Objetivo: O cliente utilizará uma bolsa térmica estilizada com logo do Costelinha, aonde ele for e levar sua bolsa térmica terá a memória emotiva de como e onde ganhou a bolsa.
Duração: Mês de Junho
Como funciona: na véspera do feriado do dia 23 e no feriado do dia 23 de junho o cliente ira até o Costelinha com sua paródia criativa.
A paródia tem que constar as palavras “Costelinha”, “Bar” e “Bom demais”.
A mais criativa, levará uma caixa de cerveja mais uma bolsa térmica personalizada Costelinha para armarzenar a cerveja mais geladinha.
Também haverá sorteios de vales descontos a todos os concorrentes que levarem sua paródia criativa.
No Costelinha só de participar o cliente já ganha!
Jurado: O publico presente não participante, com a maior “ovação” dos participantes com a mediação do Sr. Paulo Steola.
Peça publicitária: A bolsa térmica estilizada em pontos estratégicos do bar para atrair a curiosidade e atenção dos freqüentadores do bar, banner, email mkt.

Mote: Mês do Porco saudável.
Objetivo: Parceria com a academia Resistência localizada na R.: Cantagalo, 2109, Tatuapé. Divulgação externa e trazer novos clientes para o bar.
Duração: Mês de Agosto
Como funciona: Em agosto não tem feriado, mas é o mês do “cachorro louco”.
Sugestão de publicidade: Para ficar não sem eventos esse mês, criou-se o mês do Porco saudável.
Jogo do porco saudável.
Todos os participantes terão que responder a perguntas de saúde, e culinária. Quem acertar mais ganha e levará seis meses de academia grátis, para perder os quilinhos a mais.
Peça Publicitária: Novas parceiras com estabelecimentos próximos, divulgação externa, flyers, banners e email marketing.

Mote: Dia do Porcão
Objetivo: Cadastro de clientes através do site para envio de mala direta, email marketing.
Duração: mês de Agosto
Publicidade sugerida: Para os pais que gostam de jogos de futebol, a ideia é o freqüentador fará um pedira a eu filho que faça um desenho do seu Porco herói (pai) e enviara pelo site, o Porco mais criativo leva camisa do time do coração e ainda vai assistir ao vivo seu time em campo.
E se o pai não gosta de futebol, o bar oferece um dia no SPA.
A participação será feita da mesma forma enviando o desenho pelo site do Costelinha, o desenho mais criativo, leva o papai pra curtir um dia no SPA.
Peça publicitária:
Divulgação no site, flyers, parceria com clinica(s) de estética, SPA.

Mote: Bluetooth escondido
Objetivo: Conhecimento de porções da casa, através de uma comunicação interativa do marketing digital,
Duração: Mês de Setembro (dias esporádicos conforme movimento)
Como funciona: Durante o mês de setembro, o Costelinha vai mandar pro celular dos presentes no bar a frase da noite, aquele que tocar o sino primeiro e falar sua frase corretamente ao garçom, ganha na hora uma porção de Costelinha e uma rodada de cerveja. Para participar, basta o cliente precisa apenas deixar seu Bluetooth ligado.
Peça publicitária: email marketing, banner, flyers.


Mote: Porquinho Feliz
Objetivo: Trazer os pais ao bar e consumir enquanto as crianças se divertem, trazer clientes no bar nessa data, pois para o publico familiar não é muito comum, aumentando assim a rotatividade do dia.
Duração: Mês de outubro
Como funciona: no mês das crianças as historias se invertem.
No dia 12 de outubro haverá um porco palhaço triste, as crianças que participarem do jogo deveram fazer o palhaço rir novamente, e ganha um brinquedo.
São bonecas, carrinhos, pistas de autorama, pelúcias, roupas, etc.
E para os pais: Mesa Premiada.
O numero sorteado será o numero correspondente a mesa, a mesa sorteada ganha uma rodada de cerveja grátis, o número de garrafas é equivalente ao número de clientes da mesa sorteada. Sorteio realizado pelo telão, por meio de globo de bingo,
Peça publicitária: Durante a tarde um carro de som divulgando o jogo no bairro, e o porco palhaço convidando as crianças a participarem, com microfone a frente do bar, flyers, banners, divulgação no site.

Mote: Agasalho do bem
Objetivo: Ajudar a crianças carentes, passar a imagem da preocupação social, associar o bar nua campanha social.
Duração: Mês de Novembro
Como funciona: A ação é criar a campanha do agasalho para ajudar crianças carentes e passar a imagem da preocupação social.
Quem levar um agasalho ganha um numero para um sorteio, no final do mês, o sorteado ganha 50% de desconto no consumo em qualquer dia da semana, exceto sextas, sábados e domingos, feriados e vésperas.
Peça publicitária: Divulgação em revistas e / ou jornais da região, caixa decorativa dentro do estabelecimento para o deposito dos agasalhos, banners, flyres, divulgação no site.

Mote: Porco Noel
Objetivo: Trazer clientes na data do dia 25/12/2010, aumentar a fidelização dos clientes que precisaram freqüentar o bar varias vezes para ter mais chances de ganhar o saco premiado.
Duração: Mês de dezembro
Como funciona: durante o mês de dezembro os clientes que consumirem acima de R$ 50,00 ganha um comanda especial para carimbar. Cada carimbo acompanha um numero de série que será sorteado no dia 25/12/2010. Será sorteado um saco de presentes ( a discutir).
Peça publicitária: Email marketing, mala direta, banners, flyers divulgado nas regiões.
  
Mote: Happy hour no Costelinha
Objetivo: Trazer uma maior lucratividade no mês do Dezembro com a comemoração feita pelas empresas e seus colaboradores no final do ano.
Duração: Mês de dezembro
Como funciona: A(s) empresa(s) que fecharem sua comemoração de final de ano no Costelinha até o dia 5/12/2010 terão 10% de desconto no pacote promocional. (Incluindo: bebidas, porções e petiscos)
Peça publicitária: Divulgação de flyers nas empresas próximas da região, email marketing, banner. 

Através de uma visão ampla do Costelinha, através do briefing e convivência no ambiente interno, a Phoenix observou que existem pontos a serem melhorados com intuito de alavancar as vendas conforme observa-se a seguir:
Estacionamento: Parceiras com estacionamentos próximos.
Produtos de baixo consumo em pontos estratégicos, (balas, chocolates, doces, sorvetes) em pontos estratégicos (próximo ao caixa, por exemplo)
Opções de doces, e sobremesas no cardápio
Iluminação diferenciada no local (distribuição de pontos de luz dentro do estabelecimento, spots de luz externas nos arbustos em frente ao estabelecimento, valorizando o ponto)
Música: Variedade conforme dia de semana. Ex.: Às sextas: Musica ao vivo, sábados à tarde: samba, noite: telão, etc.
Ambiente: arte no local: Quadros, Aquário, Fotografias, etc.
Degustação: Oferecer “petiscos” ao público que esta consumindo bebidas.
Publicidade e propaganda: Desde as filipetas impressas feita com arte criativa, impressão de qualidade, banners, display, e utilizar mídias: Anúncios em jornais da região, rádios etc.
Por exemplo, na revista EM DIA o valor do anuncio de uma pagina é R$ 4.240,00 e R$ 2.300,00 para o anuncio de ½ pagina, sendo que o valor é negociável, a periodicidade da revista é mensal, e há uma grande circulação na região.
Serviços oferecidos: Facilidade, opções, e formas de pagamento, (Dinheiro, cheque, cartão, cartão cliente especial etc.)
Sinalizar através de displays as promoções, descontos, ou diferencias oferecidos dentro e fora do estabelecimento. Usar as cores do logo na intenção de atrair e fidelizar o cliente, além de fortalecer a identidade visual da marca.





A busca por pesquisas e conteúdos nos ajudou a criação desse trabalho, ao desenvolvimento acadêmico, ao estudo pratico e teórico de marketing e associação entre matéria, teoria e pratica de conceitos usados no marketing.
No entendimento de acordo com os estudados dos casos relevados aplicados e teóricos,
Observou-se que a baixa freqüência de rotatividade e a não fidelização dos clientes deve-se a falta de opção de música e novidades no local, com essa visão criamos um planejamento estratégico de ações e marketing com o intuído de elevar os níveis de vendas ao cliente.
Com o conceito aplicado, é possível que o número de freqüentadores aumente no bar, o estabelecimento fique mais conhecido através das ações e publicidade, e atingir uma fatia melhor no mercado.







 

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