segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Como deve ser um trabalho acadêmico?

,
Como eu fiz meus trabalhos de marketing?
O que deve conter?
Qual a ordem?

Essas são algumas dicas que listei para facilitar o desenvolvimento de trabalhos feitos na faculdade/ universidade.
Claro que algumas instituições possuem modelos diferenciados, ou até próprios, por isso, sempre consulte seu orientador/ gestor/ professor do curso/matéria.
Mais uma observação importante: abaixo listarei em forma de texto, é importante ao redigir um trabalho acadêmico, seguir as normas ABNT.

·         Capa: Logo da instituição
Descrição do trabalho/ matéria abordada
Exemplo: Gestão comercial – Processos gerencias.
Data: Outubro/ 2015
Nome completo
·         Contracapa:
Enfatizando sobre o que é o trabalho de forma resumida
Nome do professor/ orientador
Campo para assinar
Exemplo:


Profª Paula Oliver
Marketing

·          AgradecimentosQuem devemos agradecer?

Exemplo de agradecimento:
Agradecemos a todos nossos familiares, amigos e parceiros (as), pelo apoio e compreensão, pois são nossos maiores incentivadores e por acreditarem em nosso potencial, e a todos que de alguma forma contribuíram para que esse novo desafio se torne uma conquista.
A ( empresa, aquela que a gente pesquisa pra desenvolver um trabalho de consultoria de Marketing)  pela colaboração para o desenvolvimento desse projeto, que nos disponibilizaram informações e nos autorizaram a divulgação da empresa, destacando-se o sócio majoritário (se houve um, coloca-se o nome) por acreditar em nossa força de vontade em aprender e desenvolver o projeto.
Em especial ao professor (nome do professor), por sua ética, dedicação e orientação que nos trouxe grande conhecimento e afeição ao decorrer do semestre.
·          Resumo e Abstract
O que é abstract?
O texto de resumo em outra língua (inglês normalmente)
O que deve conter no meu resumo?
Como o nome já diz é um resumo, em poucas palavras descreva sobre que temas ira abordar no trabalho.
Exemplo de resumo:
Esse projeto tem por objetivo analisar a administração, a otimização dos processos de compra e venda, bem como o relacionamento entre fornecedores e clientes, realizada pela empresa – ramo.
De acordo com as disciplinas ministradas no 1º semestre: Mix de Produtos, Compras e Negociação/ Sistema de precificação, Administração de varejo, Contabilidade, Estatística Aplicada, Dinâmica das Relações Interpessoais. ( temas abordados no semestre ou no curso)
·         Palavras chaves: São aquelas palavras que vão aparecer com bastante frequência em seu trabalho.
Exemplo:
Palavras-chave: comercial, materiais, varejo, estrutura organizacional.
Sumario
Tema - numero da página:
Exemplo:
CAPÍTULO 1 - DESCRIÇÃO DA ORGANIZAÇÃO      1
1.1 Denominação e Forma de Constituição      1
1.2 Dados e fatos relevantes da origem da organização        1
1.3 Natureza e Ramo de atuação            1
1.4 Informações sobre o porte da empresa       2
1.5 Principais equipamentos        2
1.10 Principais concorrentes        5
CAPÍTULO 2 – CONTABILIDADE          5
·         Índice de Gráficos
Gráfico 1       11
Gráfico 2       12
Gráfico 3       12
Gráfico 4       13
Indice de Tabela
Tabela 1        18
Tabela 2        18
Tabela 3        19
Tabela 4        19

·         Introdução
O que deve conter na introdução?
A introdução deve ser um pouco mais longa que o resumo.
Fale sobre o mercado da empresa que ira abordar:
Qual foi a estimativa de vendas nos últimos anos? Descreva em números em reais e em porcentagem. Faça uma comparação entre  os anos,( não esqueça de citar as fontes).
Qual a expectativa de crescimento?
Qual as principais dificuldades do mercado que você esta analisando?
Fale sobre a empresa, desde quando esta em exercício e um dos diferenciais que a mantém no mercado, por exemplo.
Depois, descreva um pouco sobre o projeto (trabalho, PIM, TCC).Exemplo:
Estre projeto Integrado Multidisciplinar (PIM) tem como objetivo a análise da empresa varejista (nome da empresa), apresentando sua história e descrição, assim como a denominação e análise de seus principais fornecedores, concorrentes, e clientes, destacando os aspectos relevantes de cada um, assim como a análise e definição de seu Mix de Produtos.
            Considerando os conceitos transmitidos ao decorrer do curso de Gestão Comercial e tendo como base Administração do Varejo, Compras, Negociação e Precificação, Mix de Produtos, Estatística Aplicada, Contabilidade e DRI, além de informações transmitidas pela empresa.
Finalize ( o resumo normalmente tem uma página)
·         Desenvolvimento dos capítulos.
Separe em capítulos e sub capítulos, crie matrizes, tabelas, gráficos, imagens, tente ser bastante didático e lúdico no desenvolvimento. Tenha coerência e faça ligação entre os capítulos.
·         CONCLUSÃO
Exemplo:
            Este Projeto Integrado Multidisciplinar (PIM) teve como objetivo a análise da empresa(X) , do seguimento de (X), sua história e descrição, assim como a denominação e análise de seus principais fornecedores, e concorrentes destacando os aspectos relevantes de cada um, assim como a análise e definição do Mix de Produto comercializado pela mesma.
            Tendo como base informações contábeis fornecidas pela empresa elaborou-se relatórios de vendas e balanço patrimonial para identificação e análise financeira com o objetivo de interpretação, controle e planejamento usado para uma contabilidade gerencial.
            A empresa destaca-se pela qualidade de seus produtos, o atendimento exclusivo que proporciona aos seus clientes, assim como a preparação e conhecimento de seus colaboradores.
É notório o crescimento da empresa em quase três anos de vida, como nos apresentou os relatórios contábeis e seus principais concorrentes que são de grande porte.

·         Referências
·         Bibliografia

Tente deixar seu trabalho leve, com uma leitura fácil e dinâmica, mostre seu diferencial utilizando de palavras próprias, tente “mostrar” o entendimento sobre o que você esta descrevendo em seu artigo. Se o trabalho permitir, deixe seu ponto de vista Oo o ponto de vista de grupo em determinados momentos de analises. Isso mostra não só que você entende do que esta tratando, como se interessou e se comprometeu com o trabalho, além de ser um diferencial de outros trabalhos.
Bem, isso deu certo pra mim, espero que dê pra vocês também!

Abraços,

0 comentários to “Como deve ser um trabalho acadêmico?”

Postar um comentário

Obrigado por comentar :)

 

Acadêmicos Marketing Copyright © 2011 -- Template created by Academia marketing -- Powered by Paula Sousa