segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Como desenvolver um bom trabalho acadêmico, TCC, Pim, etc.

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Capitulo 1 -  Fontes de pesquisa

A primeira coisa que deve se relevar é: Pesquise as fontes certas, uma coisa que aprendi na Faculdade era: WIKIPEDIA não é fonte.
“Ela” serve como base para outras pesquisas, para abrir seu leque de opções na Internet, pra dar aquele “refresh” na mente, mas NUNCA, somente utilize a Wikipedia.

Por que?

Dois motivos: O primeiro é que qualquer um pode escrever lá, basta ser alfabetizado, não precisa ter nenhum nível de conhecimento sobre determinado assunto, o que pode ocorrer muitas vezes informações erradas ou incompletas.
O segundo, normalmente no fim do texto não tem o autor fontes das informações, isso pode se classificar como plágio, e não segue as normas da ABNT
Segundo as normas da ABNT as informações devem estar da seguinte forma:

Indica(m)-se o(s) autor(es) pelo último sobrenome, em letras maiúsculas, seguido(s) do(s) prenome(s) e outro(s) sobrenome(s), abreviados ou não.
Exemplo: QUEIRÓZ, E. O crime do Padre Amaro. 25. ed. Rio de Janeiro: Ediouro, 2000. 277 p.

Quando houver dois ou três autores, os nomes devem ser separados por ponto-e-vírgula, seguido de espaço.
Exemplo: ADES, L.; KERBAUY, R. R. Obesidade: realidade e indignações. Psicologia USP, São Paulo, v. 13, n. 1, p. 197-216, 2002.

Quando existirem mais de três autores, indica-se apenas o primeiro, acrescentando-se a expressão latina et al.
Exemplo: PETERSON, L. et al. Improvement in quantity and quality of prevention measurement of toddler injuries and parental interventions. Behavior Therapy, New York, v. 33, n. 2, p. 271-297, 2002.

Como saber se a fonte é confiável para colocar no meu trabalho?

Algumas características são muito relevantes na hora de pesquisar sobre seu tema. Quem é o autor ou o responsável para criar aquele conteúdo? Ele tem uma base para isso, ou é uma opinião? Qual circunstancia ele foi produzido?
Exemplo, se você esta lendo uma matéria sobre comida, escrita por uma indústria alimentícia, a informação pode ser parcial, e tendenciosa.
Não tenha preguiça, vá além das primeiras páginas do GOOGLE. O Google lista as informações por relevância, ou links patrocinados, ou Adwords. Não significa que as outras páginas não tenham o conteúdo que você esteja procurando, pode ser que ele só não foi bem ranqueado. (Matéria sobre Google AdWords, SEO,links patrocinados)

Aqui, por exemplo, você acompanha uma base de vários estudos que foram feitos durante meu período de curso de Marketing, grande parte deles foram revisados pelos professores e coordenadores. Mas será que ele serve como complemento completo para seu trabalho?

Na dúvida, pergunte a seu orientador/ professor/ coordenador do curso ou matéria, ele pode lhe indicar boas fontes de pesquisas.

Bom trabalho!

Mais informações sobre normas ABNT: (http://www.leffa.pro.br/textos/abnt.htm)



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