segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Exemplo de Briefing

,
Briefing:
Empresa:
Área de atividade:
Endereço:
Pessoas responsáveis:
Tempo de mercado:
Qual foi a iniciativa de abrir seu negócio nesse seguimento?
Já utilizou publicidade/ propaganda/ ação de marketing? Quais?

Qual o diferencial do(s) produto(s)?
Qual o Publico? È o mesmo que você visa atingir?

Considerações gerais: (para PDV)

ü  Analisar o logotipo da empresa (para possíveis alterações se necessário)
ü  Analisar o perfil do publico freqüentador da empresa.
ü  Elaborar uma pesquisa com intuito de desenvolver um plano de vendas estratégicas focada na necessidade dos consumidores.
ü  Conferir os preços utilizados nas vendas dos produtos comparados ao mercado em geral e aos principais concorrentes.
ü  Qualidade dos produtos.
ü  Atendimento voltado ao consumidor: Pré venda, venda e no pós- compra, e /ou atendimento.
ü  Ver se a empresa atende as normas principais exigidas por leis. Ex.: Higiene, contratação de mão de obra legalizada, certificados, dedetização, etc.
ü  Conhecimento interno dos colaborados da empresa: Conhecimento do produto/ serviço oferecido, demanda de tarefas indicada a cada funcionário, numero de colaboradores em atendimento, postura, comunicação, etc.
ü  Verificar o acesso ao estabelecimento: fácil acesso, estacionamento próximo ou próprio, se a localização é fácil, Boa localização, se não houver estacionamento no local e constar um estacionamento próximo, verificar a possibilidade de parceria entre os pontos.
ü   Verificar se o Lay-out da loja é conveniente ao serviço oferecido.
ü  Lay-out interno e externo, decoração externa e interna, Merchandasing (Ver se os produtos poucos ou não consumidos podem ficar num ponto estratégico da loja como, por exemplo, ao lado do caixa, ou dos produtos mais vendidos, congestionamento dentro da loja (atendimento falho), ambiente aconchegante como luz, som ambiente, composição das cores, artes no local como: Quadros, aquário,olfatos, paladares (degustação) tentando ativar todos os sentido do público frequentador etc.
ü  Publicidade e propaganda: Desde as filipetas impressas feita com arte criativa, impressão de qualidade, banners, display, e utilizar mídia possíveis como: Anúncios em jornais da região, rádios, etc.
ü  Serviços oferecidos: facilidade, opções, e formas de pagamento, (Dinheiro, cheque, cartão, cartão da loja, etc.) Desconto oferecido a pagamento diferenciado, entrega, auto serviço,.
ü  Promoção de vendas: Identificar se já há alguma promoção de venda oferecida, analisar, ou implantar uma. Sinalizar através de displays as promoções, descontos, ou diferencias oferecidos dentro e fora do estabelecimento, usar as cores do marketing na intenção de atrair e fidelizar o cliente.
ü  Verificar se o estabelecimento entra na categoria: Inovador ou Conservador, a fim de atingir um público mais específico, verificar a quanto tempo a estabelecimento esta no mercado e utilizar desse artifício um ponto estratégico.
ü  Verificar qual o nível sócio- econômico dos freqüentadores da região e ver se o estabelecimento se enquadra; encaixa nele.



0 comentários to “Exemplo de Briefing”

Postar um comentário

Obrigado por comentar :)

 

Acadêmicos Marketing Copyright © 2011 -- Template created by Academia marketing -- Powered by Paula Sousa