terça-feira, 1 de novembro de 2011

ANÁLISE SWOT

,


A análise SWOT é uma poderosa ferramenta de marketing, e deve ser realizada ao menos uma vez por ano, durante o planejamento estratégico de marketing. A sigla SWOT, vem das iniciais das palavras inglesas Strenghts (forças), Weaknesses (fraquezas), Opportunities (oportunidades) e Threats (ameaças), pois estes são justamente os pontos a serem analisados no que corresponde ao ambiente interno e externo da empresa.
Ameaças e oportunidades - Uma das partes da análise SWOT é o estudo do ambiente externo à organização em busca de ameaças e oportunidades. Trata-se da análise daquilo que está sempre fora do controle das empresas, mas que é importante de se conhecer e monitorar. Entre as forças a serem consideras estão os fatores demográficos, econômicos, históricos, políticos, sociais, tecnológicos, sindicais, legais etc.
As fontes para essa análise serão tiradas da grande imprensa, dos órgãos governamentais, dos indicadores financeiros, das organizações correlatas e das revistas e associações especializadas no seu campo de atuação.
As ameaças e oportunidades sempre afetam de forma homogênea todas as organizações que concorrem num mesmo mercado-alvo. Contudo as organizações que perceberem as mudanças e tiverem agilidade para se adaptarem, serão aquelas que melhor proveito tirará das oportunidades e menor dano das ameaças.
Essa análise deve levar em conta não somente as tendências que afetam a organização, mas também a probabilidade dessas tornarem-se eventos reais.
Forças e fraquezas - Pontos fortes e fracos da organização, quando observa-se um ponto forte, devemos ressaltá-lo ainda mais e quando percebemos um ponto fraco trabalha-se para corrigi-lo ou, pelo menos, para minimizar seus efeitos.
O primeiro passo é criar uma relação de variáveis que devem ser monitoradas, por exemplo: reputação da empresa, participação de mercado, qualidade do produto, qualidade do serviço, eficácia do preço, boa comunicação, poder de venda, inovação tecnológica, cobertura geográfica, fluxo de caixa, estabilidade financeira, instalações, força de trabalho, produtividade, pontualidade, dedicação dos funcionários, flexibilidade, atendimento a clientela etc. A lista é imensa, deve-se conhecer bem a organização de modo a lembrar-se apenas das forças e fraquezas relevantes.
Em seguida, deve-se criar uma escala onde cada uma destas variáveis é avaliada em relação aos objetivos da organização. Costuma-se classificá-la como: força importante, força sem importância, neutralidade, fraqueza importante ou fraqueza sem importância.
Como a organização pode investir em todas as áreas ao mesmo tempo, os itens fraquezas importantes e forças importantes devem ser priorizados ao se traçar estratégias de marketing e receber orçamento.
Não há registros precisos sobre a origem desse tipo de análise, mas, a mais aceita é que a análise SWOT foi criada por dois professores da Harvard Business School: Kenneth Andrews e Roland Christensen.
 O caminho mais indicado para entender o conceito da análise SWOT é buscar diretamente sua fonte: The concept of corporate strategy, do próprio Kenneth Andrews. Porém, uma leitura superficial dessa fonte frustra os mais afoitos por definições precisas e modelos práticos, pois o autor não faz nenhuma referência direta à análise SWOT em todo seu livro.

3 comentários to “ANÁLISE SWOT”

  • 4 de outubro de 2015 20:04

    Muito bom, me ajudou bastante a conceituar a analise SWOT.

  • 5 de outubro de 2015 16:21
    Paula Oliver says:

    Obrigado pelo comentário. Fico feliz em ajudar ;)

  • 29 de outubro de 2015 14:39
    Unknown says:

    Legal.

Postar um comentário

Obrigado por comentar :)

 

Acadêmicos Marketing Copyright © 2011 -- Template created by Academia marketing -- Powered by Paula Sousa