terça-feira, 1 de novembro de 2011

Ambiente de Marketing e o âmbito da estratégia de Marketing

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Para qualquer empresa é importante analisar o ambiente a ser trabalhado,
tanto quando falamos de ponto quanto do ramo de negócio.
O correto seria antes de abrir um negócio, levantar algumas informações
dentro de um planejamento, para que sua margem de erros e improvisos futuros
sejam menores ou nulos.
Algumas ferramentas a serem consideradas são:
Informações sobre o ambiente;

Banco de dados

Após a obtenção desses dados é necessário à interpretação dos mesmos.
Esses dados devem ser entendidos perfeitamente para que se tenha uma base
verdadeira de informações e possamos trabalhar juntos com as mesmas as
melhores estratégias para o negócio.

Visão sistêmica do ambiente

A maior parte de falência de empresas não acontece pela queda no fluxo de
vendas, ou ambiente desfavorável, e sim por falhas administrativas. Outro fator
muito importante nos negócios é estar atento ao crescimento e mudanças do
mercado, acompanhando as tendências.
Crescer junto com o mercado, acompanhar as tendências, as mudanças de
ambiente, os avanços, etc, com a finalidade de obter a sua fatia no mercado e/ ou se
manter com a mesma. Um exemplo de empresa que não acompanhou as
tendências tecnológicas foi a Godrej & Boyce, da Índia, que em abril desse ano
(2011) decidiu parar a produção máquinas de escrever por falta de demanda.
A empresa imperava no mercado mesmo quando todas as outras já tinham
desistido desse nicho em meado dos anos 90.Outro ponto importante a ser
trabalhado é o planejamento estratégico.
O empreendedor precisa ter uma visão de onde quer chegar, e quais os
métodos a serem utilizados para isso. Algumas perguntas são chaves antes de
traçar um planejamento estratégico:
Quem é o público alvo?
Mercado alvo?
Qual a rentabilidade do negócio?
Qual o diferencial a ser trabalhado?

Ao desenvolver um planejamento estratégico deve incluir uma análise da
Swot, conhecer quem são os concorrentes, como está o mercado, os recursos que
podem e devem ser trabalhados, dificuldades, lucros, etc.
Há vários tipos de estratégias que devem ser trabalhadas com o intuito de
otimizar o trabalho e as finanças, que afinal, é o desejo de todo empreendedor.
Ferramentas como o Marketing Mix (4 P’S) devem ser observados e trabalhadas na
estratégia na obtenção de vários fatos.

É necessário traçar um planejamento para aplicar a estratégia após a
interpretação de dados das ferramentas utilizadas citadas anteriormente, percebe-se
qual a maior oportunidade ou necessidade para se trabalhar uma estratégia, como
por exemplo: Necessidade detectada: maior rentabilidade dos negócios: Estratégia:
Investimento nos clientes mais lucrativos. Depois de traçar um plano com visão
objetiva é necessário “operacionalizar” a estratégicas, usando táticas, como a
comunicação audiovisual e canais de comunicação.
Objetivo: Grau de satisfação do cliente, visibilidade dos negócios,
acompanhamento de crescimento, etc.
Há várias maneiras e estratégias a serem trabalhadas, tanto no micro como
no macro ambiente empresarial, basta que o empreendedor tenha discernimento e
habilidades para trabalhar com essas ferramentas e principalmente entender
escolher a melhor estratégia para sua empresa, de acordo com suas necessidades.

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