terça-feira, 1 de novembro de 2011

Ambiente da Concorrência

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O ambiente da concorrência

O ambiente de concorrência está presente em todas as áreas, sejam elas,
pessoais ou profissionais, ao prestarmos um concurso público, uma vaga em
determinada empresa, carreira dentro da empresa, quem são nossos concorrentes
internos e externos a determinada vaga, entre outros.

Nas empresas não é diferente, o ambiente de concorrência está presente na
disputa pelos clientes, as ações e reações das empresas, a aceitação dos
consumidores em relação às ofertas oferecidas, etc. As empresas ao oferecer
produtos a um determinado mercado-alvo constituem um ambiente competitivo a
qual tal definição permite dividir a concorrência em 03 níveis, a saber:
Produtos Similares: Empresas cujos produtos competem diretamente entre
si. Podemos entender que são empresas que oferecem produtos e serviços
similares aos mesmos consumidores, a preços similares.
Exemplos:
Empresas de celulares: Claro, Vivo, Tim e Oi;
Empresas de calçados esportivos: Rainha, Nike e Adidas;
Empresas aéreas: Gol, TAM, Azul.
Produtos Substitutos: Empresas que analisam não somente os
concorrentes diretos, mas também os que fornecem produtos substitutos que
ampliam a percepção de concorrência, ou seja, empresas que têm potencial de
introduzir produtos substitutos podem ser consideradas ameaças.
Os produtos substitutos são perigosos quando:
. Estão sujeitos a tendências que melhorarão sua competitividade em preço;
. Provocam inovações tecnológicas;
. Produzem mudanças significativas em custos relativos e qualidade.
Exemplos:
A vídeo conferência como substituto do deslocamento físico;
O plástico como substituto do alumínio;
O e-mail como substituto do correio expresso;
As necessidades dos clientes e a tecnologia estão ligadas diretamente
aos produtos substitutos.

Por tipo de cliente: O cliente é aquele que compra das empresas produtos
ou serviços por ela ofertada e que consome a marca. Sem os clientes não há
faturamento, o cliente satisfeito ou insatisfeito torna-se um divulgador da marca.
As empresas que vendem para um determinado grupo de clientes são
concorrentes entre si, disputam poder de compra e capacidade de atenção limitados.
Os clientes variam de acordo com o seu poder aquisitivo e suas
necessidades. Quem ganha menos consome produtos com custo benefício
menores, ou seja, de primeira necessidade e quem ganha mais tem o privilégio de
se dar mais conforto, nesse caso, tem o poder de compra maior e consome produtos
ou serviços cujo custo benefício são maiores.
As análises das ações dos concorrentes associada á percepção que delas
tem o cliente permite formular táticas mais adequadas perante o ambiente de concorrência.

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